sábado, 30 de outubro de 2010

Ave matemático cheio de malícia,O temor esteja convosco,Bendita seja a prova de vossa cabeça,Socorro!!!Santa cola, mãe do aluno,Rogai por nos agoraE no choro da má sorte,Amém.Mestre matemático que estais na sala,Santificada seja a vossa prova,Seja de Álgebra ou geometria,O zero de cada dia não nos dai hoje,Perdoai as nossas bagunças,Assim como perdoamos os vossos teoremas,Não nos deixais cair em recuperação,Mais nos livrai da reprovação,Amém





Autor Desconhecido

Uma equação é fogo para se resolveré igualdade difícil e de grande porteé necessário saber todas as regrase ter até uma boa dose de sorte.
A primeira coisa a ter em contaquando se olha uma equaçãoé ver se tem parênteses,é que umas têm outras não.Se tiver, é por ai que tudo deve começar.Sinal "+" antes: fica tudo igual.Mas tudo o que vem a seguir se deve trocarse antes do parênteses o "-" for o sinal.
A seguir...alerta com os denominadores!Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.Os sinais negativos antes de fracçõessão degraus onde podem tropeçar.
É preciso não esquecer nenhum sinale estar atento ao coeficiente marotoe se um termo não interessa de um ladomuda-se o sinal e passa-se para o outro.
Quando a incógnita estiver sozinhapodemos então dar a tarefa por finda. E então,sem nunca esquecer o que foi feitoescreve-se o conjunto solução.

Pra que dividir sem raciocinarNa vida é sempre bom multiplicar E por A mais B Eu quero demonstrar Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal, Você criou um caso de cálculo integral E para resolver este problema Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração E se achamos a unidade Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar Que menos por menos dá mais amor Se vão as paralelas Ao infinito se encontrar Por que demoram tanto os corações a se integrar? Se infinitamente, incomensuravelmente, Eu estou perdidamente apaixonado por você.

António Carlos Jobim/Marini Pinto (1958)

É muito importante, perfeita geometria! Seu corpo é um teorema bem-estruturado, com linhas geométricas perfeitas. Seu nome é Álgebra. Sonha em ser modelo fotográfico. Gosta de andar na moda, mostrando bem suas curvas medianas. É muito conhecida em seu bairro, comunicativa e traça sempre planos cartesianos. As garotas querem imitá-la. Já os garotos comentam que ela é diferente, parece em crescimento estrutural. Faz os meninos viajarem na proporção de suas pernas bem-desenhadas. Sua prima distante em segundo grau está sempre com ela, por ali, olhando a área e determinando o lugar seguro para aparecer em grande estilo, como um par perfeito. Os garotos dizem que Álgebra tem uma potência para encantar e vive estabelecendo conexões matemáticas com eles. Sua mãe, dona Incógnita, orienta a filha, diz que ela deve andar com roupas decentes, porque suas curvas são produtos supernotáveis e seu corpo é tão perfeito, que parece um pouco numérico. E ela não quer uma filha falada no bairro. Seu pai, senhor Cateto, é oposto a tudo isso, tem uma opinião diferente. Acha que sua filha tem outras qualidades que podem ser mostradas proporcionalmente. Além de sua beleza física, Álgebra, segundo o pai, está sempre bem-informada, pois lê jornais, livros e revistas. Justifica, inclusive, que muitas garotas da idade de sua filha não têm 10% do que ela tem, porque a filha não é só uma beleza sem solução, mas uma garota de porcentual com potência de alto crescimento. Álgebra terá um futuro brilhante, pois possui altíssima inteligência, racionalidade, capacidade para pensar e decidir o que será melhor para sua vida. Talvez, conheça um X ou Y, faça cálculos algébricos e deixe de ser uma incógnita.

Jéssica Holanda do Nascimento - Caucaia/CE